Quais profissões seguir com um diploma de artes?

Muita gente no Brasil acaba não seguindo em frente com o desejo de estudar história da arte por medo de não encontrar boas oportunidades de trabalho após a formatura. Mas não precisa ter medo! Existem várias carreiras para as quais os formados em história da arte são bem qualificados, e isso pode depender do que mais te interessa na área. Aqui, vou mostrar alguns dos principais setores em que historiadores da arte e artistas costumam trabalhar, com exemplos de cargos. Mas saiba que existem muitas outras possibilidades.

Academia Cargos: Professor, pesquisador, administrador universitário, bibliotecário, candidato a doutorado

Para quem deseja se tornar um especialista em história da arte, seguir a carreira acadêmica é uma escolha comum. Isso geralmente inclui fazer um mestrado e/ou doutorado em História da Arte, continuar pesquisando ou se tornar professor universitário. Claro que há muitas formas de se envolver com o meio acadêmico sem necessariamente seguir esse caminho, buscando, por exemplo, cargos administrativos ou em serviços de biblioteca na universidade.

Mundo da Arte Comercial Cargos: galerista, funcionário de casa de leilões/pesquisador/vendas, negociante de arte, consultor de arte

Muitos cargos no mundo da arte estão relacionados ao lado “comercial” da arte, que geralmente se refere a galerias de arte, casas de leilões e papéis focados na compra e venda de arte. Essas funções se encaixam bem para quem tem paixão por arte e gosta de interagir com pessoas. Até mesmo dentro desses ambientes, há uma abundância de diferentes funções disponíveis, desde associados de vendas a pesquisadores e serviços ao cliente.

Museus Cargos: curador, educador, design de exposições, gestão de projetos, administrativo, serviços aos visitantes

Outro caminho comum para graduados em história da arte é seguir carreira em museus. Dependendo da sua experiência e interesses, isso pode ser um papel em qualquer nível — desde curar grandes exposições até conduzir visitas educativas para grupos escolares. Essas funções são bem adequadas para quem tem mais interesse no lado educacional da arte e cultura e busca maneiras de compartilhar arte com todos. E lembre-se, existem museus para quase tudo! Se você também tem paixão pela ciência, ainda será bem adequado para esses papéis por causa do seu background em história da arte.

Pesquisa e Escrita Cargos: escritor, pesquisador freelancer, receptor de bolsas/subvenções, editor de jornal, jornalista, romancista

Esses cargos aproveitam as habilidades extensivas adquiridas com um diploma em história da arte — leitura e escrita fortes. Se você gostou desse aspecto durante o seu curso, uma carreira como escritor pode ser uma ótima opção para você. Isso pode assumir várias formas, seja como romancista, escritores freelancers, jornalista etc., e certamente você não está limitado a tópicos sobre arte.

Cargos Criativos Cargos: designer gráfico, artista, designer de sites, designer de moda

Muitas pessoas que fazem um curso de história da arte já possuem algumas habilidades artísticas ou desenvolvem interesse em atividades criativas durante os estudos. Se você é naturalmente inclinado a cargos mais criativos, seu diploma em história da arte pode ser uma forte base para seguir esses campos. Alguns exemplos são designers gráficos, designers de moda e artistas, mas existe uma lista quase infinita de empreitadas artísticas. No seu curso, você aprendeu convenções artísticas e história, o que te faria um artista ou designer forte.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *